quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Torta Nescau

Olha, a pedido de alguns amigos estou colocando aqui a receita de uma torta bem tradicional, de uma padaria de Santa Cruz do Sul, que por sinal eu adoro. A torta é servida na casa de chá da Padaria Pritsch http://www.padariapritsch.com.br/ , recomendo a todos que queiram tomar um típico café colonial alemão.
Não sei se é essa a receita deles, mas como não teria coragem de pedir que o segredo deles seja revelado, tentei reproduzi-lo da melhor forma.
Antes de qualquer coisa, dedico esta receita aos amigos que citei anteriormente, os que pediram a receita, Eduardo, Aline, Simone e Raquel. Ah, e antes que eu esqueça...Aline, se o Eduardo ousar em dizer que a torta não ficou igual a que eu fiz, não se preocupe, afinal cada um tem um jeito de cozinhar. Eu muitas vezes me frustrei por tentar fazer uma receita da minha mãe ou da vó e não ter o mesmo sabor...paciência, vale a intenção e a vontade de comer.
E tem mais, lembrem-se que cozinhar não é o simples ato de preparar alimentos para serem ingeridos posteriormente. Cozinhar é uma arte, que deve ser feita com muito carinho, amor, dedicação e paciência.
Pensem sempre em coisas boas enquanto cozinham, com certeza será o principal ingrediente de qualquer receita.
Vamos a ela!







Torta Nescau

Massa:

- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 5 colheres (sopa) chocolate em pó (apesar de a receita ser Torta Nescau, prefiro colocar o chocolate, pois a massa fica mais leve)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Numa batedeira acrescente as claras e bata-as em neve, sem parar de bater, acrescente as gemas, uma a uma e em seguida o açúcar peneirado.
Desligue a batedeira e acrescente a farinha (peneirada) mexendo delicadamente com uma colher. Da mesma forma coloque o chocolate em pó (peneirado) e por fim, o fermento. Despeje em forma redonda e untada com margarina e farinha.
Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média (150˚C).

Cobertura:

- 1 lata de leite condensado cozido por 40 min.
- 1 saquinho de chocolate granulado

Coloque a lata em uma chaleira ou panela funda e deixe ferver por 40 min. Depois deixe esfriar bem, se quiser pode colocar na geladeira ou congelador para acelerar o processo e só abra depois de estar completamente frio.

Recheio:

- 2 latas de leite condensado
- 2 gemas peneiradas
- 1 colher média de amido de milho

Levar os ingredientes para uma panela e cozinhar até começar a soltar do fundo. Deixe esfriar e reserve.

Depois do bolo assado, retire da forma e corte em 3 camadas.
Distribua o recheio nas camadas e por fim cubra com o leite condensado cozido e por cima, para enfeitar, o chocolate granulado.

Leve à geladeira e bom apetite!

13 comentários:

  1. Tá lá agora! Não quer que ele sai da tela né?

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, OBRIGADA!!! Ontem já provei e é divino... Obrigada também pelas palavras, prometo me esforçar! hehe. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia!! Não nos conhecemos mas fiquei surpresa em ver a receita no teu blog pois faz tempo que estou procurando esta receita...sou de sta cruz e fã desta torta da minha cidade natal...Agora moro no Canadá e gostaria MUITO de fazê-la para o niver do meu filho, vou te tentar fazer!! Adorei a receita! Muito legal teu blog!!! Assim acompanho um pouco mais de POA (cidade que eu estava morando antes de mudar para cá). Abração e tudo de bom!
    Carine

    ResponderExcluir
  4. Não vai leite na massa? Fica um pouco pesada sem.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me dizer se rende essa receita e quantas fatias da mais o menos ficarei grata pela resposta?

    ResponderExcluir
  6. massa divina! Parece um brownie
    Amo esta torta e amei a receita

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! :) Então, a receita é bem próxima. Para chegar pertinho da original faço duas sugestões:
    1 - na massa vai nescau mesmo. E a proporção é que vá um pouco mais de farinha do que nescau.
    2 - no recheio não vai amido, somente leite condensado e gemas. Ele fica consistente pelo tempo de cozimento em fogo brando. E a receita do recheio é o mesmo que vai na cobertura.
    Pena que vi esse comentário mais de 10 anos depois. Mas sempre podemos marcar um chá da tarde aqui na padaria para trocar uma ideia. Um grande abraço!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante! A massa da receita é a mesma? Pois não consigo acertar com de modo algum...

      Excluir
  8. Ontem fiz está receita, alguma coisa deu errado. Ficou muito firme 3 tive que por leite. Deixei por 40 minutos no forno baixo e me pareceu meio mal assado. Qual será que foi meu erro?
    Marlise

    ResponderExcluir
  9. Por favor, alguém sabe dizer se vai leite ou água na receita do bolo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai leite né água, é pão de ló com Nescau

      Excluir