segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Segunda-feira

Segunda-feira é aquele dia típico...que sempre pensamos, por que o fim de semana não tem 3 dias, para que não existisse a SEGUNDA-FEIRA? 

Até no site Wikipédia consta a definição de que é o dia da semana mais chato:
"A palavra é originária do latim Secunda Feria, que significa "segunda feira", e de mesma acepção existe em galego (segunda feira), mirandês (segunda) e tétum (loron-segunda).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Lua o que originou outras denominações, em espanhol diz-se lunes e no italiano lunedì, com o significado de Lua e dia da Lua. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se monday e em alemão montag, que significam dia da Lua.
Na cultura popular, é considerado o dia mais "chato" da semana pois é o primeiro dia de trabalho após o fim de semana. Para a Igreja Católica, a segunda-feira é o dia para se rezar por todos os defuntos."

Depois de ler essa definição entendi porque ficamos entediados ou com uma sensação de peso da semana toda, pois segundo a Igreja Católica é o dia para rezar por todos os defuntos...tá explicado! Assim como eu, grande parte da população foi criada dentro de uma cultura católica e imagino que inconscientemente nossos antepassados foram deixando de herança todas essas "tradições" bizarras. Não me lembro de ter rezado por defunto algum na segunda-feira, até porque não me refiro assim às pessoas queridas que faleceram, costumo pensar em tudo de bom que elas representaram pra mim. Mas de certa forma, a sensação é, de fato, que as pessoas estão rezando pelos mortos.
Bom, voltando ao fato da segunda-feira ser chata, fico pensando no motivo pelo qual tantas pessoas decidem fazer alguma coisa nova, tomar resoluções para a vida..."na segunda-feira, vou começar uma dieta, academia, algum curso...", talvez pelo fato de que realmente elas queiram quebrar o tédio desse dia tão temido e lidam com o psicológico para que acreditem realmente de que são capazes de mudarem suas vidas.
Eu por exemplo, costumo lavar a roupa, talvez como forma de começar a semana "limpa", tradição essa que herdei da minha mãe, por que ela faz isso? Não sei...mas talvez faça sentido!
Volto a definição do Wikipédia, porém essa sobre os povos pagãos que nesse dia, reverenciavam seus Deuses, em especial a Lua. Ta aí uma boa dica para quem fica entediado e mau-humorado nesse dia, vamos cultuar a Lua, o Sol, as Árvores...quem sabe o dia não termina melhor? E se estiver chovendo, nublado, cultuem a Chuva, as Nuvens, enfim, cultuem a Vida!
Isso serve pra mim também, quem sabe assim teremos uma SEGUNDA-FEIRA melhor?

5 comentários:

  1. Eu odeio Segunda Feira... tenho sono o dia todo, e o relógio nao passa. Ai Jesus!!!
    hahahah Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!
    Parabéns pelo texto e pela iniciativa de começar um blog!
    Sucesso!
    Beijos e boa segunda-feira!

    ResponderExcluir
  3. Queridas!
    Obrigada por comentar...adorei saber que tem alguém lendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PATI!
    SEMPRE ODIEI ESSA COISA DE LAVAR ROUPAS UM DIA SÓ NA SEMANA, POR ISSO AQUI EM CASA LAVAMOS TODOS OS DIAS, MUIIIIITAAAA ROUPAAA SUJA....
    BJOS SANDRA

    ResponderExcluir
  5. He, he...boa essa! Também não gosto, mas prefiro assim, pois me livro logo dessa tarefa que infelizmente não se realiza sozinha.

    ResponderExcluir